Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Empregos

Site com o objectivo de partilhar novidades e noticias sobre o emprego.

Site com o objectivo de partilhar novidades e noticias sobre o emprego.

Empregos

19
Jan15

Saiba como se candidatar a uma vaga numa companhia aérea

adm

A Ryanair já começou as sessões de recrutamento este ano em Portugal e anunciou que quer contratar 250 portugueses em 2015. A Emirates realiza um ‘open day’ este mês.

As companhias aéreas internacionais têm sido uma grande ajuda para os jovens portugueses fugirem ao desemprego e à falta de perspectivas profissionais no país. Ainda na semana passada a Ryanair voltou a anunciar mais 250 contratações de portugueses em 2015 e tem já sessões de recrutamento a decorrer em Lisboa e no Porto. Também a Emirates Airlines, que recruta habitualmente em Portugal, tem duas sessões de recrutamento agendadas para este mês, embora sem divulgar (como é habitualmente a sua política) quantas vagas tem para portugueses (ver caixas ao lado).

Têm sido muitos os jovens contratados, quer pela Ryanair, quer pela Emirates, para comissários e assistentes de bordo e alguns pilotos. Embora com menos regularidade, também a Qatar Airlines já tem vindo recrutar ao nosso país e este ano deverá voltar, uma vez que anunciou a abertura de uma rota para Portugal em 2015. No entanto, até ao momento, ainda não divulgou datas para as sessões de recrutamento.

Desde 2008, a Groundlink, responsável pelas contratações em Portugal para a companhia irlandesa Ryanair, já recrutou mais de dois mil tripulantes de bordo para a companhia irlandesa. O salário médio mensal oferecido por esta companhia é de aproximadamente mil a 1.400 euros livres de impostos por mês , com contrato de três anos.

A abertura de rotas de ligação directas a Portugal e a necessidade de ter pessoas que falem português para outros destinos de língua oficial portuguesa justificam esta necessidade das companhias de aviação de recrutar portugueses para as tripulações dos aviões. E a adesão dos jovens a estes dias de recrutamento das companhias aéreas tem sido grande.

Para concorrer, o mais importante é ter uma excelente fluência em inglês e a aparência e condição física, além de disponibilidade para viver no estrangeiro. Quanto a habilitações, o 12º ano é normalmente a formação exigida.

O processo de recrutamento da Ryanair está a cargo da Groundlink, que dá formação em inglês, aviação e preparação para os 'open days'. Os portugueses que vão trabalhar para estas companhias agradam pelo seu "à-vontade com línguas e pela simpatia", afirma uma fonte da Groundlink ao U&E, citando o que costuma referir o presidente da companhia, Michael O'Leary. No caso da Emirates, são os próprios responsáveis da companhia que vêm fazer a selecção e recrutamento a Portugal.

Como me posso candidatar aos 'open days'

As companhias anunciam as suas sessões de recrutamento online nos seus sites, que são normalmente detalhados e bem organizados, e estas depois vão-se espalhando pelos portais de emprego. Os candidatos só têm de se inscrever primeiro online no site para poderem ir ao 'open day'.

Normalmente, os 'open days' são em hotéis, começam logo de manhã, e os candidatos são submetidos a provas de inglês e a uma entrevista, podendo aproveitar para esclarecer todas as dúvidas que tiverem.

Além dos 'open days', a Emirates tem os 'invitation only' onde só vão os candidatos que forem seleccionados previamente, após uma filtragem já feita pela companhia, que chegou a Portugal em Julho de 2012 com a abertura da rota directa Lisboa-Dubai.

Para trabalhar na Emirates Airlines - que tem já mais de 400 portugueses a trabalhar nas tripulações dos seus aviões - os candidatos têm de ter 21 anos, e o conhecimento de outras línguas é uma importante mais-valia. A companhia do Dubai avisa que não sendo obrigatório ter experiência profissional como assistente de bordo, é desejável a experiência dos candidatos em serviços de atendimento ao cliente.

A companhia do Dubai oferece condições acima da média, uma vez que o salário é isento do pagamento de impostos naquele país, o alojamento é gratuito, havendo ainda direito a outros benefícios e oportunidades de evolução na carreira.

Com a oferta deste tipo de condições, são muitos os jovens portugueses a candidatar-se a um lugar nestas companhias. E no caso dos que vão trabalhar para a Emirates e passam a ter residência no Dubai, a diferença de estilo de vida é grande. Se, em muitos casos, alguns jovens o fazem para abraçar uma profissão que os seduz e que lhes permite conhecer novos povos e culturas, outros fazem-no apenas porque precisam de encontrar um emprego e há quem nunca tenha imaginado em ir viver para tão longe. Alguns chegam mesmo a abandonar os cursos para embarcar num emprego bem pago numa companhia de aviação, jogando antecipadamente pelo seguro.

 

COMPANHIAS QUE MAIS RECRUTAM EM PORTUGAL

Ryanair vai contratar 250 portugueses

A Ryanair vai recrutar 250 pessoas em Portugal em 2015. Para o efeito, a companhia teve uma sessão de recrutamento a 16 de Janeiro no Porto e terá duas, a 23 de Janeiro e 5 de Fevereiro, em Lisboa. Os interessados devem enviar o CV em inglês para admin@groundlink.pt.

Emirates Airlines vem a Portugal dia 24 e 29

A companhia do Dubai anunciou que vem a Lisboa a 24 deste mês para um 'invitaion only' day' e ao Porto a 29 para um 'open day'. Este último será no Sheraton a partir das 9h. Se está interessado pode apresentar a sua candidatura online em www.emiratesgroupcareers.com/.

Nova rota da Qatar Airlines abrirá vagas

A companhia do Qatar quer abrir uma rota para Portugal no final de 2015 pelo que se prevê que recrute este ano em Portugal. Para já, a Qatar Airlines não divulgou informação sobre o recrutamento em Portugal. Se quiser saber mais ou mesmo fazer uma candidatura espontânea, vá a careers.qatarairways.com.

 fonte:http://economico.sapo.pt/

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Politica de privacidade

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D