Call centers: dicas para brilhar numa entrevista de emprego
Numa altura em que os empregos escasseiam, os cll centersainda são dos (poucos) setores que vão contratando. E porque as oportunidades são cada vez menos, é importante que, se for chamado a uma entrevista, convença à primeira. Por isso, aqui ficam as dicas dos especialistas para brilhar numa entrevista de recrutamento para um call center.
A Transcom, fornecedor de serviços de outsourcing reuniu cinco dicas fundamentais para o ajudar:
1 - Atenção ao discurso - A forma como um candidato reage às perguntas e o modo como se expressa vão ser avaliados. «O discurso é a base do contacto com o cliente e, como tal, as empresas da área procuram profissionais com uma comunicação clara, concisa e bem formulada», explica a área de Recursos Humanos da Transcom.
2 - Aptidão informática ¿ As competências informáticas são condição para se ter lugar num call center. O trabalho é feito com recurso a diversos softwares de gestão e manutenção das bases de dados. Por fim, há as aplicações já comuns, como o Office, por exemplo, cujas funções devem ser recordadas antes de uma entrevista.
3 - Conhecer o call center ¿ Qualquer entrevista vai ter uma pergunta relacionada com a organização e estrutura de trabalho de um call center. O fundamental nesta situação é esforçar-se por conhecer os principais departamentos que uma estrutura deste tipo pode ter. Com esta questão pode surgir outra: O que significa trabalhar num call center? «As empresas fornecedoras destes serviços são cada vez mais uma fonte de emprego e uma oportunidade de trabalho não deve ser encarada de ânimo leve. Nos dias que correm, procuram-se profissionais comprometidos que se possam formar de modo a fornecer aos clientes um serviço o mais especializado possível», lembra a responsável.
4 - Sintetizar a experiência profissional ¿ Ter experiência em trabalho de call center não é um fator decisivo para a contratação, mas as empresas valorizam profissionais que saibam trabalhar em equipa. Quando a questão sobre a experiência profissional surgir, o candidato deve conseguir sintetizar os principais pontos do seu percurso, em especial os marcos atingidos em equipa e a importância dos mesmos. Em caso de já ter experiência em call center, a honestidade acerca da forma como se lidava com os clientes é absolutamente necessária.
5 - Ser equipa ¿ O sucesso de um call center faz-se do espírito de equipa e este é um dos temas que se pode esperar numa entrevista e sobre o qual o candidato deve ter uma resposta pronta e honesta. «Gostar de trabalhar em equipa e querer participar na construção de uma equipa são pontos chave para o desempenho de um call center e que, como tal, requerem especial atenção no momento de recrutar», salienta a área de Recursos Humanos da Transcom.
fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/