Os 10 conselhos que precisa para encontrar um emprego de sonho

As dificuldades crescentes do mercado laboral obrigam a que os candidatos se adaptem para conseguir satisfazer as necessidades dos empregadores. Mas a competitividade do mercado laboral e da crescente taxa de desemprego fazem com que a tarefa seja mais difícil do que o desejado. Neste sentido, Sílvia Nunes da Page Personnel, deixa dez conselhos para que encontrar um emprego se torne mais simples. 

Siga o Dinheiro Vivo no Facebook e receba, todos os dias, as últimas novidades e oportunidades de emprego 

A Executive Manager lembra também que "o conhecimento de si próprio e dos seus objectivos pessoais e profissionais é um factor essencial para encontrar um emprego adaptado ao perfil do candidato".

1. Procurar emprego é um trabalho
A procura de emprego deve ser uma tarefa metódica para que se torne eficiente e dê frrutos. Organizar-se, definir uma rotina e estabelecer objectivos claros são factores que deve ter em mente para ter êxito.

2. Conheça-se primeiro
Antes de começar a procurar trabalho é muito importante saber em que ponto se encontra. Seja objectivo e analise a sua carreira profissional: as maiores realizações e resultados conseguidos, bem como os seus pontos fracos a melhorar. Pense, sobretudo, até onde pretende ir e em que período do tempo pretende consegui-lo.

3. O CV é a sua carta de apresentação
Dedique-lhe o tempo necessário e estruture-o para que se torne conciso e atractivo. É muito importante ser sincero e não mentir, destacando ao mesmo tempo os seus pontos fortes. As empresas recebem milhares de candidaturas. Por isso, captar a atenção de quem recruta é a chave para conseguir uma entrevista de trabalho.

4. Cultive-se nas redes sociais
A sua imagem desempenha um papel importante quando procura trabalho. Escolha com especial cuidado a imagem do seu perfil nas redes sociais e profissionais, bem como do seu currículo. Quando conseguir uma entrevista tente que a sua imagem reflicta o seu compromisso, atitude e respeito em relação à empresa e à pessoa que o entrevistará.

5. Crie uma rede de contactos
Utilize todas as ferramentas que tem à sua disposição para contactar os seus amigos e conhecidos. As redes sociais e profissionais como o Linkedin e Facebook, entre outras podem ajudá-lo a voltar a entrar em contacto com profissionais e conhecidos graças aos quais poderá conseguir novas oportunidades laborais. Além disso, seja activo e participe em grupos, feiras e eventos do sector no qual gostaria de trabalhar.

6. Seja proactivo e não reactivo
Manter uma atitude proactiva permitir-lhe-á ampliar o leque de oportunidades profissionais. Para além de contactar com empresas de consultoria especializadas em selecção e recrutamento e responder às ofertas através dos portais de emprego e redes sociais profissionais, envie a sua candidatura de forma espontânea para as empresas nas quais gostaria de trabalhar e explique os motivos. Desta forma, demonstrará o seu interesse pela empresa e a sua vontade de trabalhar.

7. Seja Flexível
Tente ser flexível e adapte-se às mudanças do mercado laboral. As empresas contam com novas necessidades e requerem perfis cada vez mais polivalentes e dispostos a mudar de residência. Centre os seus esforços e faça uma pesquisa selectiva, respondendo às ofertas que realmente encaixam no seu perfil.

8. Reinvente-se e aposte na formação
Os idiomas, os conhecimentos informáticos e as novas tecnologias são as áreas que mais necessitam de uma actualização contínua. Se está numa situação de desemprego ou pretende evoluir na sua carreira é importante que actualize a sua formação profissional para poder trazer valor acrescentado à empresa.

9. Mantenha um espírito positivo
Procurar emprego não é uma tarefa fácil e pode levar mais tempo do que o esperado, especialmente na actual conjuntura económica. Manter uma atitude positiva é indispensável e ajudá-lo-á a superar todo tipo de obstáculo que possa encontrar no caminho.

10. Prepare bem a entrevista
Antes de se apresentar para uma entrevista de emprego, pesquise o website de forma a informar-se sobre a empresa: áreas de negócio, produtos e serviços, bem como a filosofia da organização são pontos que devem ser analisados. Estes conhecimentos ajudá-lo-ão a sentir-se mais seguro e a poder guiar a entrevista, destacando os aspectos do seu perfil que mais se enquadram na empresa e mais se adequam com o cargo solicitado

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

publicado por adm às 23:13 | comentar | favorito