Cursos para ajudar a encontrar emprego

ISEG e BNP Paribas avançam com uma formação para licenciados desempregados.

Ajudar os licenciados à procura do primeiro emprego e desempregados a conseguir um lugar no mercado de trabalho. Este é o principal objectivo da pós-graduação em Gestão de Operações Bancárias que o ISEG vai lançar, em parceria com o BNP Paribas.

Uma formação "completamente inovadora ao nível da cooperação universidade/empresa, promovendo a integração dos alunos directamente no mercado de trabalho", explica Landeiro Vaz, um dos coordenadores do curso. E no final espera-se que parte destes alunos acabem por ficar a trabalhar no banco francês que recentemente anunciou a criação de um centro de competências em Portugal. Outra vantagem é o facto do BNP Paribas pagar 80% do custo da propinas a pagar pelos alunos, a entidade bancária custeia cerca de 2.800 euros dos 3.500 euros do custo total.

As candidaturas abrem hoje e decorrem até ao final do mês de Novembro. Podem concorrer licenciados ou finalistas em gestão e economia que tenham "aptidões para iniciar uma carreira na área bancária ou financeira" e que não estejam no mercado de trabalho. Dominar a língua inglesa, ter pensamento lógico, competências de comunicação e de trabalho em equipa, motivação e capacidade de organização são algumas das características procuradas. Mas falar outras línguas como francês, alemão, italiano ou espanhol é uma vantagem na hora da escolha. O processo de selecção dos alunos será feito pelo ISEG e o BNP Paribas. O curso com a duração de nove meses, tem início marcado para Janeiro do próximo ano. E há lugar para 15 a 20 estudantes. Do lado do BNP Paribas, Alexandra Canadas, director comercial do banco é outro dos directores do curso. A entidade bancária assegurará a "componente de aprendizagem ‘on the job', através do sistema de aprendizagem no local de trabalho, segundo modelos alemão e francês". Para além disso a pós-graduação dá acesso ao mestrado em Finanças.

A experiência de cooperação com as universidades do BNP Paribas arrancou no ano passado, com a criação de uma Pós-Graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação para Serviços Bancários, em parceria com o ISEGI, Universidade Nova e Sybase. Além de remunerada, a Pós-Graduação foi a primeira formação académica on-the-job em Portugal, garantindo um posto de trabalho no BNP Paribas Securities Services a todos os formandos que a concluíssem com sucesso. Esta Pós-Graduação já vai na segunda edição e actualmente já formou 13 alunos, dez dos quais já são colaboradores do BNP Paribas Securities Services.

BNP Paribas investe em Portugal
Até 2015, o BNP Paribas vai investir cerca de dez milhões de euros em Portugal criando cerca de cem empregos. Até agora, esta entidade bancária já investiu cerca de 2,5 milhões em Portugal para criar uma infraestrutura em Lisboa que centralizará a execução de pagamentos e recebimentos de clientes de nove países europeus (Portugal, Reino Unido, Holanda, Irlanda, Grécia, Espanha, Noruega, Bulgária e Itália). O BNP Paribas vai ainda reforçar a sua aposta em formação através da criação de um Centro Europeu de Formação com sede em Lisboa. O banco francês está há 26 anos em Portugal, empregando actualmente cerca de 1.500 pessoas.

Trabalho publicado na edição de 30 de Outubro de 2012 do Diário Económico


publicado por adm às 17:15 | comentar | favorito