Desemprego entre licenciados aumenta 37% num ano

Desemprego em Portugal subiu em todas as faixas etárias e em todos os níveis de escolaridade. Entre licenciados disparou 37% em 12 meses.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou hoje que no final de Março existiam 154 mil jovens, com idade entre 15 e 24 anos, sem trabalho, o que significa uma taxa de desemprego de 36,2%, um valor recorde. O mesmo relatório dá conta que no último ano o desemprego jovem aumentou 24,6% em Portugal.

É contudo entre os 25 e 34 anos que o desemprego faz mais vítimas: em Março de 2012 eram 225,7 mil os portugueses nesta faixa etária fora do mercado de trabalho.

Por nível de escolaridade, o desemprego também cresceu em todas as frentes, destacando-se a subida de 37% num ano no número de licenciados sem trabalho. A taxa entre quem completou secundário e pós-secundário disparou 43,5% nos 12 meses findos em Março deste ano.

Destaque ainda para a evolução do número de desempregados de longa duração: de acordo com o INE, a taxa de desemprego entre os desempregados que procuram emprego há 12 e mais meses registou um incremento de 14%. No final de Março eram 416,2 mil pessoas nesta situação.

fonte:http://economico.sapo.pt/

 

publicado por adm às 13:34 | comentar | favorito