Economia verde pode gerar 48 milhões de empregos

Se os governos nacionais investissem, anualmente, dois por cento do produto interno bruto (PIB) nos próximos cinco anos, na economia verde, teriam um retorno de 48 milhões de novos empregos. Esta é a principal conclusão de um estudo da Confederação Internacional de Sindicatos, que analisou o modelo de investimentos em doze países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Bulgária, Estados Unidos, Espanha, Gana, Indonésia, Nepal, República Dominicana e Tunísia.

Os maiores rácios de criação de emprego por milhões investidos encontram-se no Nepal, Indonésia e Gana, mas economias como o Brasil ou a África do Sul têm um potencial de retorno de 19 milhões de empregos nos próximos cinco anos. Só a indústria da construção brasileira poderá desenvolver 182 empregos por cada investimento de um milhão de dólares.

«Os economistas demonstraram como o investimento público e privado na economia verde podem criar centenas de milhões de empregos verdes decentes. Agora, os governos devem definir metas para empregos verdes e providenciar condições legislativas e regulatórias para que os trabalhadores possam ter empregos seguros, salários dignos e criar um ambiente e uma sociedade saudáveis», afirma Sharan Burrow, secretário-geral da Confederação Internacional de Sindicatos.

fonte:http://www.ambienteonline.pt/

publicado por adm às 09:34 | comentar | favorito