As áreas com mais saídas profissionais

Apesar do elevado desemprego dos jovens, alguns cursos têm mais oportunidades.

Os diplomados não escapam ao desemprego que atinge 35% dos jovens em Portugal, mas existem áreas de formação com mais oportunidades de encontrar trabalho. Desde logo, as tradicionais áreas de Economia e Gestão continuam a ser boas opções, embora aqui o prestígio da instituição superior onde foi feita a formação seja determinante. Até porque também há muito desemprego nestas áreas. Os diplomados em Gestão são, aliás, os que mais contribuem para engrossar a lista dos desempregados com curso superior.

A grande vantagem destes dois cursos é que as suas competências podem ser utilizadas em diversas áreas. "Quanto mais técnicas forem as áreas mais dificuldades terão as pessoas em fazer outras coisas", afirma Luís Reis, administrador-delegado do Hay Group.

Também Álvaro Fernández, ‘managing director' da Michael Page Portugal, acredita que Economia e Gestão continuam a ser das melhores apostas, aos quais acrescenta o Marketing, sobretudo na sua vertente ‘online', e a Contabilidade. Já os cursos de Engenharia Civil são uma boa aposta "apenas para empresas com movimentos internacionais, que desenvolvem os seus negócios em economias emergentes como o Brasil, países africanos ou do Médio Oriente, porque em Portugal este mercado está fechado", afirma.

Também os cursos de línguas merecem destaque, já que"cada vez mais as empresas desenvolvem projectos internacionais, onde o conhecimento de um ou mais idiomas estrangeiros é requerido", defende Álvaro Fernández.

Segundo a Michael Page, existem funções com mais oportunidades, como gestor de exportação ou ‘controller' financeiro.

fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 23:01 | comentar | favorito