Seja objectivo na elaboração do curriculum vitae

Em primeiro lugar, há que ter em conta qual é a finalidade do CV. O nosso objectivo é conseguir que nos concedam uma entrevista. Deves apresentar a tua candidatura como a mais vantajosa para o posto/lugar que pretendes ocupar.


Em seguida vamos dar-te umas pistas para que seja mais fácil conseguir o teu objectivo:

 

1. CHAMAR A ATENÇÃO


Se é uma resposta a um anúncio, haverá mais candidatos, pelo que é necessário que o teu currículo se destaque

Dá-lhe um toque diferente: tipo de papel (marfim, creme, reciclado,...), impressão, destaca com utilização do bold, sublinha, usa dois tipos de letras (não uses mais de duas cores ou três tipos de letra)...


2. SUSCITAR INTERESSE


O tempo médio que os profissionais de selecção dedicam a ler um currículo é de 30 segundos. É importante portanto ter cuidado, não deve haver nada que te denuncie: nada de erros de ortografia, deves escrever correctamente os programas que dominas em informática, e muito cuidado com a sintaxe!!!

Deves detalhar toda a tua formação, mas não te distraias com cursos pouco relevantes, e sobretudo descreve a tua experiência, mesmo que seja de monitor num acampamento.


3. DESPERTAR O DESEJO


O currículo lê-se como a maioria das pessoas lê um jornal (passando os olhos nos títulos), e detendo-nos nos artigos que pelo título prometem ser interessantes.
O pré-seleccionador tem que sentir que és um candidato, pelo menos potencialmente válido. Nesta etapa a pessoa que te lê tem duas ideias em mente:

  • Será esta pessoa capaz de assumir as responsabilidades do posto a que se candidatou?
  • Posteriormente, será capaz de se desenvolver no seu trabalho e alcançar postos de maior responsabilidade?

Lembra-te, imagina a tua própria empresa.


4. INCITAR À ACÇÃO


Para isso é fundamental que os teus dados pessoais se encontrem no CV, não somente no envelope, já que este às vezes vai para o cesto de papéis e o entrevistador não sabe para que morada escrever ou para que número de telefone contactar.

É muito importante avisar os familiares/amigos com quem vives que estás à procura de emprego e que uma empresa pode telefonar a perguntar por ti. A resposta que possam dar pode ser a uma "chave" importante para motivar o entrevistador.


ATENÇÃO A ESTES DETALHES

Um último conselho para saíres vitorioso: adequa o teu objectivo profissional ao perfil do lugar requerido. Quer dizer, investiga sobre o tipo de empresa, o tipo de pessoas que lá trabalha, a sua filosofia e o seu modo de trabalhar.

Boa sorte!

publicado por adm às 18:33 | comentar | favorito