Universidade Técnica: 95% dos alunos garantem emprego

A Universidade Técnica divulgou esta quinta-feira um estudo sobre empregabilidade dos diplomados, referente a 2009, que revela que 95% dos alunos das escolas da instituição garantiram emprego no primeiro ano após finalizarem o curso.

Destes, 45% obtém o primeiro emprego ainda antes de terminar o curso e 84% estão empregados nos primeiros 6 meses. Na sua maioria (90%) o primeiro emprego é na área da sua formação.

Segundo o estudo, o vínculo laboral mais frequente dos diplomados das escolas da UTL é o contrato a termo seguido do contrato efectivo, sendo os empregadores principalmente empresas com mais de 500 trabalhadores ou empresas com menos de 50 trabalhadores.

O salário bruto mensal auferido pelos ex-alunos da UTL está maioritariamente compreendido no intervalo de 750-1500 euros.

A situação actual de emprego mostra que a maioria mantém o emprego inicial e os que mudaram fizeram-no por razões de procura de emprego mais interessante ou de melhores condições de progressão na carreira.

Em média, os diplomados pela UTL obtiveram uma classificação final de 14 valores e cerca de um quinto participou em programas de intercâmbio internacional. Um terço dos diplomados frequentou ou frequenta formação pós-graduada, na sua maioria cursos de mestrado.

Sendo a empregabilidade dos diplomados um dos indicadores de desempenho mais importantes para avaliar a relevância da formação superior no mercado de trabalho, a UTL iniciou em 2010 a monitorização da empregabilidade dos seus ex-alunos através de inquérito a todos os diplomados.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 23:05 | comentar | favorito