Guia para viver na Alemanha

Quanto vai ganhar, como encontrar um apartamento e outras questões práticas sobre o que vai encontrar naquele país.

Antes de partir, tenha a certeza a de que sabe o que o espera do outro lado da fronteira e verifique se leva todos os documentos necessários. Os serviços internacionais de colocação (ZAF, na sigla em alemão) também podem dar uma ajuda nos primeiros tempos de adaptação.

1. Posso ir trabalhar na Alemanha com os documentos portugueses?
Sim, os cidadãos dos países da União Europeia (exceptuando Malta e Chipre) não precisam de um visto de trabalho para trabalhar na Alemanha.

2. Qual é o salário médio?
O salário médio alemão ronda os 3.450 euros, para alguém empregado a tempo inteiro. No entanto, um engenheiro ganha, em média, antes dos impostos, 4.340 euros por mês, um médico entre 6.500 e 8.000 euros e uma cabeleireira cerca de 1.500. O custo de vida varia muito consoante a cidade onde se vive.

3. Como é o sistema de segurança social?
A segurança social alemã inclui o sistema nacional de saúde, cuidados de infância, segurança em caso de acidente, pensão e desemprego. A contribuição para o sistema de saúde é descontada do salário, numa percentagem de cerca de 7%.

4. Como encontro um apartamento?
Os anúncios de aluguer ou venda de propriedades estão listados em códigos, nos jornais. O melhor é pedir a um amigo ou colega que os decifre, ou então publicar o seu próprio anúncio. Outra alternativa é dirigir-se a uma agência imobiliária.

5. Posso guiar o meu carro na Alemanha?
Sim, desde que o registe na Divisão de Registo de Veículos mais próxima e que tenha um seguro automóvel que seja válido na Alemanha. Poderá encontrar o guia completo em www.ba-auslandsvermittlung.de.

fonte:http://economico.sapo.pt/n

 

publicado por adm às 18:08 | comentar | favorito
tags: