Economia alemã com a taxa de desemprego mais baixa desde 2008

Um dos motores da economia europeia parece estar a recuperar da crise. A Alemanha está em crescimento e registou a taxa de desemprego mais baixa dos últimos 12 meses, fixando-se nos 7,7%. Ao todo, o país liderado por Angela Merkel registou em Junho 3,23 milhões de desempregados - menos 21 mil que no mesmo período do ano anterior, o que significa o valor mais baixo desde Dezembro de 2008.

Os dados do desemprego da Agência Federal alemã são, no entanto, mais altos que os esperados pelos especialistas, que acreditavam numa descida próxima dos 30 mil desempregados.

As boas notícias no motor económica alemão medem-se ainda por um questionário feito a empresários, que admitiram começar a ter falta de mão-de-obra técnica especializada nas empresas e garantem que os negócios estão a correr melhor do que esperavam. A Alemanha parece estar, assim, a passar ao lado dos problemas de dívida que têm castigado a UE depois de pressionar os restantes estados para controlarem as despesas.

Também nas exportações os números são animadores, com a expansão nas vendas para a Ásia a contribuir para o crescimento económico. Isto leva os economistas a esperarem um crescimento mais acelerado da economia nos anos de 2010 e 2011.

fonte:http://www.ionline.pt

publicado por adm às 23:02 | comentar | favorito