Taxa de desemprego nos jovens atinge os 28%

Jovens são os mais afectados pelo drama do desemprego em Portugal.

Segundo os dados do INE, a taxa de desemprego entre os jovens até aos 25 anos subiu em Portugal para 27,8% no primeiro trimestre de 2011, o que se traduz em 123,9 mil indivíduos sem trabalho.

Os mesmos dados mostram que entre a população desempregada 12,3% são licenciados e que há 84,5 mil portugueses que frequentaram o ensino universitário sem emprego.

Contudo, os números são mais expressivos para aqueles que só completaram o ensino secundário (20,3%) e para quem ficou no ensino básico (67,4%). Nestes 'escalões' há 140 mil e 464 mil portugueses sem trabalho, respectivamente.

Mulheres são as mais penalizadas

O desemprego de longa duração - pessoas inscritas nos centros de emprego há mais de um ano - representa já 53% do universo de desempregados, enquanto o número de pessoas inscritas há menos de um ano pesa 47%.

Por género, foram as mulheres que mais sofreram, com o desemprego a situar-se nos 12,8% neste grupo, enquanto nos homens ficou pelos 12% no primeiro trimestre.

Do ponto de vista regional, o desemprego subiu em todas as regiões do país, principalmente no Algarve, onde atingiu 17%, e em Lisboa (13,6%).

fonte:http://economico.sapo.pt/

 

publicado por adm às 22:43 | comentar | favorito