PT cria 400 empregos com Centro de Dados

A Portugal Telecom vai inaugurar amanhã o novo Centro de Dados (Data Center) da empresa na Covilhã, um dos maiores do Mundo, que vai criar 400 postos de trabalho na região e representa um investimento de 90 milhões de euros nas duas primeiras fases.

De acordo com a empresa, 100 destes trabalhadores já se encontram vinculados ao Data Center da Covilhã, sendo que 70 são quadros da PT que se vão deslocar para a cidade e 30 são técnicos contratados na região. Os números aumentam para mais mil empregos quando se trata de postos de trabalho indiretos, de acordo com um levantamento feito pela PT.

No âmbito da construção do Data Center também foram estabelecidas parcerias com entidades locais, como a Universidade da Beira Interior, que, em conjunto com a Syone (empresa dedicada a projetos de otimização de sistemas) e a PT, criou uma pós-graduação que pretende colmatar as necessidades de formação especializada existentes na área.

A infraestrutura insere-se na rede de Data Centers da PT, a maior rede a nível nacional, com capacidade para instalar mais de 50 mil servidores ligados à rede de fibra ótica de alta velocidade.

No total, prevê-se uma poupança de 144 mil toneladas de CO2 e de 40% de energia solar, o que vai contribuir para a afirmação da infraestrutura como "uma referência mundial em eficiência energética", refere a Portugal Telecom. *com lusa

fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/

publicado por adm às 23:25 | comentar | favorito