Projecto PT cria 500 empregos

A Portugal Telecom (PT) apresentou ontem, na Covilhã, o projecto do maior centro de dados do País e um dos maiores da Europa. O investimento, de 30 a 50 milhões de euros, aposta na exportação da capacidade de computação, armazenamento e aplicações.

 

O espaço deverá ficar operacional em meados 2012 e arranca com 20 petabytes de armazenamento, o correspondente a cerca de 50 milhões de filmes em alta definição. Terá 50 mil servidores para fornecer aplicações informáticas a empresas de todo o Mundo a custos variáveis.

"As empresas deixam de ter custos desproporcionados em programas ou material informáticos e passam a pagar o que consomem", explicou o presidente da PT, Zeinal Bava, ontem na Covilhã. O novo projecto vai ainda apostar na evolução da fibra óptica para acabar com as caixas MEO em casa.

O Data Center garante a criação de 100 postos de trabalho directos e 400 indirectos, especializados em novas tecnologias. Será instalado em 45 mil metros quadrados de terreno e terá alimentação de energia produzida por um parque eólico de 28 torres.

Para o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, o investimento "constitui uma pujante âncora de desenvolvimento e potencial da Beira Interior".

fonte:http://www.cmjornal.xl.pt

publicado por adm às 21:46 | comentar | favorito